GRUPO AGUA

Introdução ao Projeto

view:  full / summary

Grupo Agua de Exposicoes Itinerantes

Posted by grupoagua on December 13, 2010 at 1:55 PM Comments comments (1)

 

 

 

I. APRESENTAÇÃO

Em 2007 um grupo de artistas plásticos que se conheceram na comunidade de pintura acadêmica do site de relacionamentos "orkut " tomou a resolução de através de seu instrumento de trabalho promover uma manifestação de expressão artístico-sócio-cultural sem fins lucrativos. Dessa iniciativa nasceu o  Grupo Água, formado por artistas de várias partes do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Minas Gerais) que sentem a necessidade de produzir e disseminar com seu trabalho a reflexão por parte das pessoas que visualizam suas obras sobre temáticas atuais que dizem respeito ao ser humano e suas relações.

Em conseqüência, realizamos a partir de 2007 exposições itinerantes que propagam uma mensagem ao público que as visita. Somos o 1º. Grupo de Artistas Expositores Itinerantes do Orkut.

 

Após as primeiras exposições, através do apoio e divulgação pela ação dos artistas e por parte de produtores culturais locais, surgiram oportunidades de expormos esses trabalhos em vários espaços oferecidos pelas Secretarias de Cultura Municipais, Instituições Empresariais e de Ensino e Galerias de Arte. Começamos em 2007 a percorrer as cidades do estado do Rio de Janeiro que cederam seus espaços e apoiaram a montagem da exposição, em resultado desse avanço nossa primeira mostra “ÁGUA” ganhou vontade própria e tornou-se uma exposição itinerante. Mesmo com recursos escassos para promovê-la para mais localidades do Brasil, no segundo semestre de 2008 ela já alcançava o Estado de São Paulo com a confirmação da mostra no Teatro Municipal de Osasco/SP e por Casas de Cultura da cidade de São Paulo e Guarulhos, em 2009 alcançamos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com apoio do Espaço Vip Perdigão (Industrias Brasil Foods).  Em 2010 percorremos São José dos Campos, com apoio da Câmara Municipal e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), e ainda Taubaté e Mogi das Cruzes.  No 2o semestre de 2010 retornamos ao Estado do Rio de Janeiro com agenda em Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Macaé com pré-agendamento já para o ano 2011.

 

Para atingir o maior número de espectadores sem distinção de nível social, e tornar a manifestação artística cada vez mais acessível e popular, nossa exposição visa os espaços públicos ou privados cujo acesso seja fácil e, principalmente, gratuito. Mas para alcançar o nosso objetivo de ampliar a conscientização através da arte ainda é preciso percorrer um longo caminho e necessitamos conseguir apoio para o transporte, montagem e divulgação desse que é um trabalho de importância cultural e social, com o intuito de estabelecer uma verdadeira parceria visando ampliar o acesso à cultura pela discussão de temas que visam alertar as pessoas que melhorar o meio em que vivemos e as nossas relações depende cada vez mais da ação de cada um de nós. Nós somos o resultado direto das nossas próprias escolhas.

 

 

NÓS SOMOS O GRUPO ÁGUA, SOMOS A SOMA DAS NOSSAS DECISÕES,

E ESTAMOS PINTANTO UM BRASIL DIFERENTE!

 

II. OBJETIVOS

· Promover a interação entre artistas e público com a realidade que os cerca, tratando de temas significativos para os artistas e a sociedade.

· Discutir aspectos relacionados à produção artística, sua importância para a sociedade como meio de promover debates, de protesto quanto a comportamentos e situações vividas no dia a dia e que muitas vezes passam longe do olhar artístico, que aparentemente se mantém distante desses assuntos.

 

III. CONJUNTO DE OBRAS

Cada exposição é composta de obras de desenho e pintura sobre suportes diversos (tela, papel, madeira ou cartão), onde cada artista desenvolveu a sua proposta com 1 ou mais obras de dimensões máximas de até 100x100 cm. Assim o conjunto de obras para cada tema, tem um total entre 30 a 40 trabalhos produzidos por cerca de 20 artistas de todo o Brasil, esse número pode variar mas não deve se exceder pois tornaria o custo de deslocamento e montagem da exposição inviável.

 

IV. CRONOGRAMA

A intenção desta proposta é atingir o maior número de pessoas possível em diferentes localidades do Brasil. Por já termos uma agenda em andamento para cada um dos temas das exposições itinerantes: “Água” e “Direitos do Homem e da Criança”, havendo aceitação de um de nossos projetos é preciso confirmar a disponibilidade de períodos com no mínimo 30 dias de antecedência, prazo para que a exposição se desloque de onde está até o local pretendido e para providenciar a organização da montagem.

Os artistas também se mantêm em constante produção e a procura de novos desafios, portanto, se por necessidade da instituição um novo tema nos for proposto, isso será detalhadamente estudado com a apresentação da proposta de um novo projeto para apreciação da instituição e dos artistas do grupo que possam se comprometer a enviar a produção de seus trabalhos após 120 dias da comunicação da aprovação pela instituição, esse prazo é suficiente para que cada artista crie, realize e providencie o envio das obras específicas de acordo com o tema do novo projeto solicitado.

 

V. ARTISTAS PARTICIPANTES DO GRUPO ÁGUA:

(Para informações e e-mail de contato com os artistas, visualize no menu Album de Fotos - Artistas Expositores)

 

- BEATRIZ MIGNONE. Macaé/RJ

- CIDA MONTEIRO. Rio de Janeiro/RJ

- DENISE MORAES. Vitória/Espírito Santo 

- DYANDREIA VALVERDE PORTUGAL. Arraial do Cabo/RJ *

- ELAINE FREITAS. Sorocaba/SP

- HELOISA ROESSING. Belém/Pará

- ISABEL SOUZA. Rio de Janeiro/RJ

- MÁRCIA BÜHRER. Jaciara/Mato Grosso

- MÁRCIO CAMARGO. Minas Gerais *

- MARLENE VASCONCELLOS. Rio de Janeiro/RJ

- NANCY RABELLO. São Paulo/SP

- ROSY GRIPP. Espírito Santo/ES

- ROSE STELMASÇUK. Paraná *

- SILVANA BORGES. Osasco/SP

- TEONICE ROSA. Rio de Janeiro/RJ

- TÚLIA CAMPELLO. Ivoti/Rio Grande do Sul

(*) artista participando exclusivamente da Itinerante Água.

 

VI. O Tema: ÁGUA

O Grupo Água sentindo a necessidade de produzir e disseminar arte e cultura propôs como 1º desafio o tema ÁGUA, onde cada artista participante deveria pintar, no período de abril a setembro de 2007, uma abordagem da problemática da escassez, desperdicío e poluição da água, e de sua qualidade essencial como sinônimo de vida, ou ainda, uma cena de como percebem situação em que se encontra a sua comunidade, a sua cidade, abordando a poluição e a degradação das águas, para poderem divulgá-las, como um protesto, um alerta de artistas conscientes com a situação do nosso país e com o ecossistema de um modo geral. A Mostra Itinerante "Água" teve sua primeira exposição na cidade de Macaé-RJ (2007) onde contamos a seguir com o apoio e patrocínio da Petrobrás - no Espaço Cultural do TECAB - para a realização da segunda mostra. Iniciamos o primeiro semestre de 2009 com a exposição participando do III Simpósio Nacional sobre o uso da Água na Universidade de Passo Fundo/RS, tivemos cobertura do evento pela rede RBS, filiada da Rede Globo e contamos com o apoio e organização do setor de Relações Institucionais do Espaço VIP das Industrias Perdigão em Videira/SC, para que a exposição percorresse algumas cidades do sul do Brasil. Estamos até junho de 2012 com 39 exposições realizadas nesse tema, atualmente no Estado do Espírito Santo.

É surpreendente e de suma importância a interação testemunhada entre o público e a nossa exposição. Na Fundação Cultural Casimiro de Abreu-RJ houve uma palestra para alunos da rede pública ministrada por um representante da Secretaria do Meio Ambiente da cidade em relação ao tema Água no local da exposição. Na Casa de Cultura Butantã/SP os artistas realizaram uma visita monitorada com alunos do Colégio Raposo Tavares, e na Casa de Cultura do Jabaquara com escolas da região e monitoria do DPH da Casa do Sítio da Ressaca. No Parque Ecológico do Tietê aconteceram duas palestras sobre Construção Sustentável no auditório do Museu do Tietê, com o convidado arquiteto Daniel Calió Sanches, pós-graduado em Saneamento Ambiental.

Nossa intenção é atingir o maior numero possível de pessoas, focando a importância de agendar visitas com grupos de escolas da região no local onde cada exposição é realizada, programando a visitação ao espaço como forma de incentivar através da arte o desenvolvimento educacional, a consciência social de que cada um precisa fazer a sua parte, como também estimulando as habilidades potenciais de crianças e adolescentes e a reflexão pelos adultos sobre a nossa realidade.

 

Agendamento de exposições com os membros da Comissão Organizadora:

Estado do Espírito Santo:

Denise Moraes: [email protected]


Estado do Rio de Janeiro:

- Cabo Frio e região dos Lagos:

Dyandreia Portugal: [email protected]

 - Macaé:

Beatriz Mignone: [email protected]

  

Estado de São Paulo:

Silvana Borges: [email protected]


NASCE A SEGUNDA EXPOSI??O

Posted by grupoagua on December 13, 2010 at 1:49 PM Comments comments (0)

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DIREITOS DO HOMEM E DA CRIANÇA

 

Agendamento de exposições com os membros da Comissão Organizadora:

 

Estado de São Paulo:

 

Silvana Borges: [email protected]

 

Maria Rita: [email protected]

 

Nancy Rabello: [email protected]

 

Estado do Rio de Janeiro:

- Macaé:

Beatriz Mignone: [email protected]

 

- Cabo Frio e região dos Lagos:

Dyandreia Portugal: [email protected]

 

Todos os dias o cidadão chega em casa e liga a televisão em busca de informações sobre os acontecimentos de sua cidade e do mundo nos noticiários. Essa cena é comum, infelizmente comuns também se tornaram as imagens de destruição, violência e descaso com o próprio homem. Será que as pessoas estão se acostumando com a violação de seus próprios direitos e de suas crianças, passando a tratar como corriqueiras as cenas que não mais chocam, e que por sua redundância começam a fazer parte da vida comum de todos? Ou será que elas simplesmente se sentem impotentes diante de tais situações?

O Grupo Água começou a refletir sobre essa temática e juntos mais uma vez em outra mostra pretendemos expressar através do desenho e da pintura, o direito básico de cada ser humano onde: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.” (Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. ) 

 

Desse modo esse grupo de artistas de várias partes do Brasil que utilizam a Internet para vencer a distância que os separa se uniram com intuito de além de desenvolver uma melhoria qualidade de seu trabalho, discutir assuntos atuais que fossem novamente debatidos no âmbito artístico, utilizando mais uma vez a arte para uma reflexão sobre sociedade em que vivemos abordando assuntos pertinentes a todos, desenvolvendo assim uma nova proposta:

 

“A Exposição Itinerante Direitos do Homem e da Criança.”

Lembramos que esse desejo de expressão crítico-social pela arte não é nossa prerrogativa, que na história os artistas sempre tiveram esse papel de exteriorizar sentimentos e situações, criando oportunidades únicas para a reflexão, sem esquecer a importância do debate e da conscientização que envolve todo o processo do fazer da obra, pois em grupo, pode-se obter uma série de pontos de vista, de diversas vivências sem esquecer a motivação que leva ao impulso criativo durante a sua realização.

Não é para chocar que levantamos assuntos tão sérios, pois cada artista encontra na sua técnica e no seu processo criativo uma forma própria de tratar o tema, alguns recorrem às fortes imagens do inconsciente, outros ao foto-jornalismo, enquanto que alguns se aproximam da mais lúdica representação da criança e da alegria idealizada por essa etapa de desenvolvimento tão curta, mas extremamente importante da nossa existência, quando se constitui a base de nossa personalidade, das lembranças que nos acompanharão por toda a nossa vida.

O importante é que todos estejamos refletindo um momento concreto de nossas vidas, trazendo a realidade que fala a cada um de encontro à mensagem de nossos trabalhos, estabelecendo trocas de experiências e sensibilizando as pessoas, numa busca pelo diálogo que se perdeu ao longo do tempo, acabando por colocar para a sociedade um estereótipo do artista plástico como ser individualista num patamar distante e recluso, o que certamente não corresponde de fato à nossa realidade e ao papel que o Grupo Água deseja desempenhar nessa mesma sociedade.

 

Agenda de Exposi??es

Posted by grupoagua on December 13, 2010 at 1:39 PM Comments comments (0)

AGENDA EXPOSIÇÃO ITINERANTE ÁGUA

Atualmente no Estado do Rio de Janeiro. Agendamento de exposições com os membros da Comissão Organizadora:

 

- Cabo Frio e região dos Lagos:

Curadoria: Dyandreia Portugal: [email protected]

 

 

- Macaé:

Curadoria: Beatriz Mignone: [email protected]

 

Exposições realizadas:

 

1ª. EXPOSIÇÃO: Saguão da Prefeitura de Macaé - RJ, 28/11/2007 a 20/12/2007;

 

2ª. EXPOSIÇAO: Espaço Cultural de Cabiúnas Petrobrás (RJ), 08/01/2008 a 15/01/2008;

3ª. EXPOSIÇÃO: CENTRO CULTURAL de Macaé - RJ, 29/01/2008 a 15/02/2008.

4ª. EXPOSIÇÃO: BIBLIOTECA P M CARLOS DRUMOND DE ANDRADE – Balneário de Barra de São João (RJ), de 28/02/2008 a 12/03/2008

5ª. EXPOSIÇÃO: CASA DE CULTURA ESTAÇÃO CASIMIRO DE ABREU – Casimiro de Abreu (RJ), de 14/03/2008 a 16/04/2008

6ª.EXPOSIÇÃO: Museu Casa de Cultura de Quissamã - RJ – 26/04/2008 a 30/05/2008.

7ª. EXPOSIÇÃO: Casa de Cultura Tendal da Lapa – São Paulo –SP – 10/08/2008 a 06/09/2008.

8ª. EXPOSIÇÃO: Teatro Municipal de Osasco – SP de 15/09/2008 a 28/09/2008

9ª. EXPOSIÇÃO: Casa de Cultura do Butantã – São Paulo – SP de 12/10/2008 a 30/10/2008.

10ª. Exposição: ACM – Osasco – de 02/03/2009 a 14/03/2009.

11ª. Exposição CEA - BOSQUE MAIA/Guarulhos – de 16/03/2009 a 22/03/2009.

12ª. Exposição Fácil - BOM CLIMA/ Guarulhos – apoio Saae de 24/03/2009 a 04/04/2009

13ª. Exposição CEA - Jd. City/Guarulhos - apoio Saae de 06/04/2009 a 18/04/2009

14a. Exposição : Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul – de 04/05/09 a 08/05/09

15a. Exposição: Videira – Universidade do Oeste Santa Catarina – de 13/05/09 a 27/05/09

16a. Exposição: Joaçaba – Universidade do Oeste Santa Catarina – de 29/05/09 a 10/06/09

17a. Exposição: Galeria PROEX - Ponta Grossa/ Paraná – de 17/06/09 a 30/06/09

18ª. Exposição: Teatro Luiz Gonzaga – Jandira/SP - de 14 a 18, de 21 a 25 e de 28 a 30/09

19ª. Exposição: Portal Ecológico de Jandira/SP - dias 19, 20, 26 e 27/09

20ª. Exposição: Parque Chico Mendes – Osasco/SP – de 17/10/2009 a 30/10/2009

21ª. Exposição: Osasco Plaza Shopping – Osasco/SP – de 05/01/2010 a 17/01/2010

22ª. Exposição: Escola de Artes César Antonio Salvi – Osasco/SP – de 09/02/2010 a 28/02/2010

23ª. Exposição: Museu do Tietê – Parque Ecológico do Tietê – São Paulo/SP – de 07/03/2010 a 16/04/2010

24ª. Exposição: Centro Cultural do Jabaquara – São Paulo/SP – de 22/04/2010 a 22/05/2010

25ª. Exposição: Câmara Municipal de São José dos Campos/SP – de 02/06/2010 a 15/06/2010

26ª. Exposição: Espaço Cultural Flávio Craveiro – São José dos Campos/SP – de 17/06/2010 a 15/07/10

27a. Exposição: Espaço Cultural Clemente Gomes - de 19 Julho a 14 de agosto de 2010

28a. Exposição: Espaço Cultural Tim Lopes - de 16 de agosto a 11 de setembro de 2010

29a. Exposição – Universidade de Mogi das Cruzes - 28,29,30 e 01/10/2010

30ª. Exposição – Sala de Exposições José de Dome – “Casa de Vidro” – Arraial do Cabo/RJ – de 15/10/2010 até 15/11/2010.

31a. Exposição - Centro de Convenções do Instituto Genária Viana - Iguaba Grande/RJ - de 07 a 27/12/2010

32a. Exposição - Teatro Municipal de Araruama/RJ  - de 07/01 a 30/01/2011

 

 

 

AGENDA EXPOSIÇÃO ITINERANTE CRIANÇA

Atualmente no Estado de São Paulo. Agendamento de exposições com os membros da Comissão Organizadora.

Curadoria no Estado de São Paulo:

Silvana Borges: [email protected]

Maria Rita: [email protected]

Nancy Rabello: [email protected]

Exposições Realizadas:

1ª a 4ª Exposições : Itinerância pelo Rio Grande do Sul para as cidades de Marau - Serafina - Lageado – Teotônia, período de 22/09 a 21/10, com apoio do espaço VIP Perdigão e Brasil Foods.

5ª. Exposição: ACM - Osasco, saguão principal, de 17/11/2009 a 02/12/2009.

6ª. Exposição: Saguão da Prefeitura Municipal de Osasco de 02/12/2009 a 29/12/2009

7ª. Exposição: CENTRO CULTURAL ARTISTICO MUNICIPAL DE SANTANA DO PARNAIBA de 15/01/2010 a 31/01/2010

8ª. Exposição: Oficina Cultural do Parque Ecológico do Tietê – São Paulo/SP – de 14/03/2010 a 16/04/2010

9ª. Exposição: Biblioteca Pública Paulo Duarte – Centro Cultural do Jabaquara/SP – de 18/04/2010 a 15/05/2010

10ª. Exposição: Teatro Municipal de Osasco – SP – de 16/05/2010 a 30/05/2010

11ª. Exposição: Escola de Artes César Antonio Salvi – Osasco/SP de 14/06/2010 a 26/06/2010

12ª. Exposição: Centro Cultural Municipal de Taubaté – SP de 02/07/2010 a 30/07/2010

Pré agenda:

13a. Exposição: Espaço Cultural Flávio Craveiro de 01 a 21 de agosto de 2010

14a. Exposição : Espaço Cultural Clemente Gomes de 22/08 a 12/09 de 2010

15a. Exposição: Espaço Cultural Tim Lopes de 13 a 30 SETEMBRO/2010.

16ª. Exposição: Universidade Braz Cubas – Mogi das Cruzes – 11 a 16 de outubro de 2010.

.

 

- Julho/ 2011 – Agenda no Estado do Rio de Janeiro iniciando pelo Espaço Cultural TECAB/ Petrobrás

 

Pré-agenda:

- Fevereiro/2011 – Biblioteca Municipal Monteiro Lobato – Osasco/SP

- Fevereiro-Março/2011 – Centro de Formação de Professores – Osasco/SP

 

APOIO CULTURAL E INSTITUCIONAL:

Nosso agradecimento a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na realização e divulgação de nosso projeto itinerante cujo apoio e colaboraçao foram essenciais à realização desse projeto, e às seguintes instituições:

1. - Prefeitura de Macaé/RJ

2. - Espaço Cultural Petrobrás – Cabiúnas/RJ

3. - Bia Atelier de Artes – Macaé/RJ

4. - Galeria Hindemburgo Olive - Macaé /RJ

5. - Biblioteca Carlos Drumond de Andrade – Balneário de Barra de São João /RJ

6. - Fundação Cultural Casimiro de Abreu/RJ

7. - Secretaria do Meio Ambiente de Casimiro de Abreu/RJ

8. - Casa de Cultura de Quissamã/RJ

9. - Casa de Cultura Tendal da Lapa/SP

10. - Casa de Cultura do Butantã/SP

11. - Secretaria de Cultura de São Paulo e Subprefeituras Lapa e Butantã/SP

12. - Teatro Municipal de Osasco/SP

13. – Escola de Artes César Antônio Salvi – Osasco/SP

14. - Secretaria de Cultura de Osasco/SP

15. - Associação Cristã de Moços – ACM Osasco/SP

16. - Centro de Educação Ambiental Bosque Maia – Guarulhos/SP

17. - Centro de Educação Ambiental Jd. City – Guarulhos/SP

18. - Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos/SP

19. - Unidade Fácil Jd.Bom Clima – Guarulhos/SP

20. - SAAE – Sistema Autônomo de Água e Esgotos – Guarulhos/SP

21. - Universidade de Passo Fundo/RS

22. - Universidade do Oeste de Santa Catarina/SC

23. - Universidade de Ponta Grossa/PR

24. - Galeria de Artes da PROEX – Ponta Grossa/PR

25. - Espaço VIP Perdigão Videira/SC

26. – Secretaria de Cultura do Município de Jandira/SP

27. – Secretaria do Meio Ambiente de Jandira/SP

28. – Teatro Municipal Luiz Gonzaga – Jandira/SP

29. – Portal Ecológico de Jandira – SP

30. – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santana de Parnaíba – SP

31. CEMIC – Centro de Memória e Integração Cultural – Sant.Parnaíba-SP

32. – Oficina Cultural (Parque Ecológico do Tietê - SP

33. – Centro Cultural do Jabaquara – SP

34. – Câmara Municipal de São José dos Campos - SP

35. - Fundação Cultural Cassiano Ricardo – São José dos Campos –SP

36. – Espaço Cultural Flávio Craveiro – FCCR – São José dos Campos –SP

37. – Espaço Cultural Tim Lopes – FCCR – São José dos Campos –SP

38. – Espaço Cultural Clemente Gomes - FCCR – São José dos Campos –SP

39. – Centro Cultural Municipal de Taubaté – SP

40. – Universidade Braz Cubas - Mogi das Cruzes – SP

41. – Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo – RJ

42. – Academia de Artes de Cabo Frio – ARTPOP

43. – Academia de Letras e Artes – AleART

44. – Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo – RJ

45. – Secretaria Municipal de Cultura de Arraial do Cabo – RJ

46. – ICMBio/Resexmar  e  AREMAC/Resexmar – Arraial do Cabo – RJ

47. –  Imobiliária Valverde - Cabo Frio/RJ

48. – Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande – RJ

49. – Instituto Genária Viana – Iguaba Grande-RJ

50. – Secretaria Municipal de Cultura de Araruama – RJ

51. – Prefeitura Municipal de Araruama – RJ

52. – Rádio Costa do Sol – Araruama - RJ


Rss_feed

Eventos

No upcoming events

Siga-me no Twitter

envie para um amigo

Usuarios Online Agora

Visitante Numero

Compartilhar no Facebook

Share on Facebook

Featured Products

No featured products

Recent Videos

555 views - 0 comments
422 views - 0 comments
392 views - 1 comment